VOCÊ PODE SER UM EMPRESÁRIO DE SUCESSO
Aqui você vai encontrar as melhores dicas de como ser um Microempreendedor Individual e saber como tirar seu CNPJ gratuito e na mesma hora pela internet.
- Primeiro passo é saber analisar o seu perfil Microempreendedor Individual, saber em que área pretende em seguir ou se você já trabalha em algum ramo ou até mesmo já tem em mente um sonho antigo de montar uma empresa.
- Isso mesmo você que trabalha por conta própria, vendedor de roupas, doceira, manicure, costureira, artesão, borracheiro, já começou bem e você pode tornar um MEI ou seja Microempreendedor Individual.
- Seu faturamento tem que ser até 60.000,00 por Ano, e você não pode ser sócio ou titular de outra empresa, e pode registrar no máximo 1 empregado.
- Segundo passo é fazer o CNPJ que sai na hora e sem custo, no link abaixo do micro empreendedor você tem todo acesso as informações que necessita http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/formalize-se
- Um microempreendedor não precisa ter loja, você pode trabalhar em casa. Procure a Prefeitura e informe-se sobre onde você pode montar seu próprio negócio.
- Você também poderá ter um bloco de nota fiscal, terá que ir a prefeitura da sua cidade para tirar suas dúvidas. As exigências serão de acordo com a prefeitura do seu município. Não esqueça de levar a cópia de todos os documentos quando for na prefeitura ou até mesmo ligar antes.
- Seu único custo será o DAS (Documento de Arrecadação do Simples) para o INSS até o dia 20 de cada mês. Pague o boleto em www.portaldoempreendedor.gov.br
- DAS (valor fixo, não depende de quanto você vende em sua loja, pagando o DAS em dia, você terá vários benefícios do INSS.
- Você vai precisar cuidar bem do seu CNPJ e ficar com a situação cadastral regular. Não deixe de pagar esse guia por mês, esse será seu único custo de empreendedor. Você também vai precisar entregar a declaração anual do microempreendedor pelo site entre 1 de Janeiro e 31 de Maio de cada ano.
- Para preencher e entregar a declaração, acesse www.portaldomicroempreendedor.gov.br e clique em MEI – Microempreendedor Individual >Declaração Anual>DASN-Simei.
- Todo mês você vai precisar preencher o Relatório Mensal das Receitas. Esse Relatório não precisa ser entregue em nenhum órgão, mas deve ser apresentado se for pedido pela Receita Federal ou pela Secretaria de Fazenda estadual ou municipal.
- Você como pessoa Jurídica, tem direitos a produtos, serviços bancários e crédito.
- Você não vai precisar comprovar renda quando for abrir uma conta empresarial, como microempreendedor você é isento, porém vai precisar de estar com o seu CPF sem restrições. Vai precisar levar o certificado do cadastro do CNPJ (emitido pelo portal), documentos originais, comprovante de residência.
- Você terá direito em fazer alguns empréstimos, porém terá que tomar muito cuidado pra não entrar em uma sinuca de bico. Tente começar a sua empresa com um fundo de caixa e não fazer empréstimo, caso precise faça apenas 1, e tente economizar o máximo possível.
Agora que já tem uma empresa formalizada com o CNPJ, vou ajudar você a criar sua primeira identidade visual ou seja vamos criar o seu site ou até mesmo um blog no próximo post.
Esperamos que nossas dicas lhe proporcione algumas ideias novas sobre como abrir uma empresa, e começar a trabalhar por conta própria, adoraríamos ouvir suas perguntas, comentários e histórias de sucesso no Grupo.