A novidade do Instagram é a Loja no Instagram, que permite a negócios e marcas, identificar produtos em suas postagens e marcar os produtos por meio de uma lojinha virtual. O Instagram Shopping permite identificar múltiplos produtos em fotografias e quando o cliente clica, ele é redirecionando para a página especifica do produto.
Isto significa que você precisa testar a ferramenta no seu negócio e tirar suas próprias conclusões. Dependendo do tipo de negócio, produto ou mesmo público-alvo, o comportamento de utilização do Instagram Shopping por parte dos utilizadores, muda consideravelmente, pelo que é recomendável que você faça seus próprios testes e tire suas próprias conclusões.
Como funciona o Instagram Shopping?
Na imagem do lado esquerdo, poderá ver que sempre que algum produto é marcado numa fotografia, o Instagram identifica automaticamente essa fotografia com uma sacola de compras, para que seja mais simples ao utilizador perceber que aquele conteúdo tem produtos identificados e fáceis de encontrar.
O Proprietário da conta do Instagram é que define em quais publicações pretende identificar produtos. O controlo é totalmente do autor.
Como configurar o Instagram Shopping?
- Garantir que o seu negócio vende produtos físicos.
- Garantir que o tipo de produto que o seu negócio comercializa, está de acordo com as políticas de comércio do Facebook
- Garantir que seu perfil no Instagram é um perfil comercial.
- Garantir que a sua conta de Instagram está associada a uma página de Facebook
- Criar um catálogo de produtos para a sua marca. Este processo deverá ser realizado no gerenciador de anúncios do Facebook ou no Business Manager do Facebook, dependendo de qual está utilizando para gerenciar suas páginas e contas de anúncios.
Ativação do Instagram Shopping
Depois de configurados todos os passos anteriormente descritos, você precisa apenas de ativar as compras no seu aplicativo do Instagram, interligando seu negócio com o catálogo de produtos criado, para que tudo funcione na perfeição e você pode finalmente começar a utilizar esse recurso nas suas postagens do Instagram.
Para iniciar o processo de configuração, deverá abrir seu aplicativo do Instagram e seguir os passos: Definições > Negócio > Compras para iniciar o processo de ativação do Instagram Shopping na sua conta comercial do Instagram.
O processo de ativação é bastante simples na realidade. Clique no botão azul “Começar” para dar início ao processo. Depois seleccione o catálogo de produtos correspondente ao catálogo que você criou anteriormente e ao qual atribuiu um nome. Poderá seleccionar o catálogo a partir da sua página de Facebook, do seu Gerenciador de Negócios ou através de catálogos compartilhados com a sua conta.
Por fim, clique em “Enviar para Revisão” e já está. O Instagram irá rever seu pedido e aprovar ou reprovar manualmente esse pedido, caso o mesmo não esteja de acordo com as regras estabelecidas e que indiquei anteriormente nesse artigo.
Caso o recurso de loja no Instagram tenha sido aprovado na sua conta, é hora de você começar a utilizar o shopping, identificando seus produtos nas suas publicações do feed e também nas suas Stories.
Você poderá identificar até 5 produtos por postagem única no feed e/ou até 20 produtos em publicações no feed com várias imagens, estilo carrossel. Poderá utilizar esse recurso para identificar também seus produtos em vídeos, o que é super bacana para levar seu engajamento mais além!
Nos Stories, o limite é de apenas uma identificação de produto por Storie compartilhado.
Identificação de produtos no Feed
O primeiro passo é adicionar uma fotografia ao seu Feed. Agora que você já tem o Instagram Shopping ativo, além da possibilidade de identificar pessoas nas fotos, você agora tem um nova opção que é “Identificar Produtos”.
Ao clicar no em “Identificar Produtos” o Instagram abre automaticamente uma página com o seu catálogo de produtos. Você poderá pesquisar pelo nome do produto e clicar no produto correspondente aquele que deseja identificar na sua foto.
O último passo é clicar em cima da fotografia, na zona onde pretende que seja colocada a etiqueta do produto.
Agora quando publicar a sua foto no feed do Instagram, o seu produto será identificado automaticamente.
Identificação de produtos nos Stories
Ao criar um Stories, o Instagram passa a apresentar um novo botão “Produtos” para que você possa identificar produtos nos seus Stories facilmente.
Ao clicar no botão “Produtos” o Instagram apresenta novamente todo o seu catálogo de produtos para que possa seleccionar o produto ou produtos que deseja identificar no seu Stories.
O último passo é colocar a etiqueta numa zona visível do seu Stories, para que seus seguidores possam clicar e visualizar mais detalhes sobre esse produto.
Conseguiu configurar seu Instagram Shopping direitinho? Deixe o seu comentário abaixo com as suas dúvidas, experiências e resultados!